Avançar para o conteúdo principal

Camilo Castelo Branco " OS AMIGOS "

Amigos, cento e dez, ou talvez mais,
Eu já contei. Vaidades que eu sentia:
Supus que sobre a terra não havia
Mais ditoso mortal entre os mortais!

Amigos, cento e dez! Tão serviçais,
Tão zelosos das leis da cortesia
Que, já farto de os ver, me escapulia
Às suas curvaturas vertebrais.

Um dia adoeci profundamente. Ceguei.
Dos cento e dez houve um somente
Que não desfez os laços quasi rotos.

Que vamos nós (diziam) lá fazer?
Se ele está cego não nos pode ver.
- Que cento e nove impávidos marotos!



Camilo Castelo Branco

Comentários

  1. PARABENS!!!
    Seu blog ganhou o "Oscar" dos blogueiros 2006 acaba de ser destaque na gazeta dos blogueiros, pegue seu trofeu caso interesse.
    Equipe GB

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo destaque na Gazeta...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela visita, quero te parabenizar pelo Oscar, Seu blog é muito bonito e de bom gosto. Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo destaque na Gazeta dos Blogueiros e pelo 2º aniversário do teu blog.
    Um grande abraço

    Rosa Maria

    ResponderEliminar
  5. Puxa... seu blog é lindo e mereceu o oscar da GB!
    Obrigada por visitar o meu e deixar um pouquinho do seu carinho...
    Parabéns
    Claudia

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo destaque no Blog do Coração e pelo prêmio da Gazeta do Blogueiro!!!Merecidíssimo!!! Bjks Tetê

    ResponderEliminar
  7. parabens pelo oscar dos blogueiros seu blog merece esta lindissimo, volto a falar que essa semana foi uma escolha espetacular so blogs lindos.
    Big Kiss

    ResponderEliminar
  8. Bom dia!
    Vim agradecer sua visita e seu gentil comentário. Adorei conhecer seu blog, merecedor do troféu. Voltarei outras vezes.
    Desejo uma semana abençoada e cheia de alegrias.
    Beijos doces pra vc!
    Regina

    ResponderEliminar
  9. PARABÉNS PELO DESTAQUE NA GAZETA DOS BLOGUEIROS! Esse "Oscar" é um orgulho pra todos nós.
    Te convido a participar da campanha DEFESA ANIMAL:Dessa luta Eu participo.
    Passa lá no MUNDO e conheça nossa luta!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá isabel. Adorei retornar a este teu espaço. Perdemo-nos e encontramo-nos. Neste caso foi importante o reencontro. O destaque é mais do que merecido. Sempre te disse que tinhas um blogue de alta qualidade.
    Sabes que tenho uma paixão por Camilo.
    Muitos beijos. Muitos mesmo, porque adorei reencontrar-te

    ResponderEliminar
  11. "Viver...é chegar onde tudo começa!
    Amar... é ir onde nada termina!
    Viva...como se fosse cedo!
    Reflita...como se fosse tarde!
    Sinta o que vc diz... com carinho!
    Diga o que vc pensa... com esperança!
    Pense no que vc faz...com fé!
    Faça o que vc deve fazer...com AMOR
    Querida tenha uma linda quarta feira.parabens pelo premio vc merece...bj em seu coração

    ResponderEliminar
  12. Lindo!!
    uns dos melhores blogs tenho lido aqui, a musica encanta alma todo o nosso ser....
    parabens pelo destaque, um lugar sente-se serenos.
    quando feito com AMOR!
    bj em seu coracao!

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    Gostei muito do poema. Vale mais poucos amigos mas bons, do que muitos que não prestam... sempre ouvi este ditado e ao que parece confirma-se.

    Muitos parabéns pelos destaques e pelo 2º aniversário do blog!

    Beijinhos e continuação de óptima semana. *****

    ResponderEliminar
  14. Olá! Parabéns por ser destaque também viu hehehehehehehehehe, vim retribuir a sua visita, seu blog é muito interessante adoro poesias.
    Obrigado por colocar meu selo, se tiveres o seu me forneça também.

    Quero muito quando for a Portugal comer um Pastelzinho De Belém. Que tal?

    ResponderEliminar
  15. Olá!
    Amei seu blog! Parabéns pelo Oscar, é merecido!
    Posso te linkar?
    Abraços e ótima semana pra você!

    ResponderEliminar
  16. oi amiga!!
    muitos parabéns pelo oscar!! foi bem merecido :) o teu blog está cada vez mais lindo* e como sempre com palavras cada dia mais bem escolhidas ;) bjokas

    ResponderEliminar
  17. Querida amiga!
    Há muito buscava este poema e nao o encontrava... Lembro-me de havê-lo escutado muitas vezes da boca de minha mae, quando mais jovem, mas agora ela já nao o recorda completo e eu fiquei de procurar e encontrar para enviar-lhe... Parabéns, amiga, pela escolha desta publicaçao... é, sem dúvida, algo muito verdadeiro na vida de todos nós... por este motivo, devemos sempre buscar, nas amizades, qualidade e nao sempre, quantidade... nao é assim?
    Beijos, muitos, amiga!

    ResponderEliminar
  18. Boa noite, muito me honra poder visitar um mundo encantado de poesias. Parabéns pelo destaque na Gazeta, e merecedor sem dúvida alguma. Tenha muito sucesso na sua vida. Beijinhos fadais.

    ResponderEliminar
  19. A amizade, o ser amigo, são conceitos que interiorizamos durante toda a nossa vivência! Com eles vivemos, com ele choramos, com eles rimos e partilhamos! Os verdadeiros não contam os anos passar... pois consideram-nos como parte deles mesmos! Os verdadeiros não condenam as nossas atitudes, sugerem novos caminhos! Os verdadeiros vêem-nos como somos, não idealizando que fôssemos de outra maneira... Os verdeiros amigos amam as nossas imperfeições tal como nós amamos as deles!
    Não é fácil na sociedade em geral encontrar amigos assim, mas... que interessa o número?? Muitos ou poucos, importa realmente a "qualidade" da amizade!

    Olá Boa Noite!!!
    Gostava elogiar os destaques recebidos ... É sem dúvida um cantinho digno de destaque! Cheguei até aqui através do "Meu blog é feito com coração", mas mediante conteúdo tão único não quis deixar apenas as congratulações! Gostei muito deste cantinho... e voltarei com certeza! Com todo o prazer, convido a conheceres o meu Asas do Olhar!
    Resto de boa semana

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns. Gosto muito deste seu espaço. Espero que não se importe de levar algumas imagens que aqui encontro, para o meu espaço. Claro que informo de onde as levei. Abraço

    ResponderEliminar
  21. Oi, eu sou barbara. seu blog tah maravilhoso lindo!!!!
    Quando puder passa no meu, viu fikarei muito feliz
    ah tbm qro lhe dizer q montei um concurso p/a meninas e gostaria muito q vc participasse. Para participar, vai no meu blog q vc vai encontrar uma plaquinha do concurso, bem facil (no começo do perfil) eh soh clikar e pronto...lah tem as regras e tudo mas. bjs estou esperando sua inscrição!!!!

    ResponderEliminar
  22. Oi, passando pra desejar um lindo dia. Parabéns pelo prêmio. É merecido, seu blog é lindooo.
    Abraçãoo
    Sandra Maria

    ResponderEliminar
  23. vou repetir o que já foi dito: PARABÉNS! tens ajudado a divulgar muito da cultura açoreana.
    beijos.

    ResponderEliminar
  24. Olá!Meus parabéns pelo seu belo blog,pelo destaque no blog de Kaldinhas e no gazeta dos blogueiros!Bjo!

    ResponderEliminar
  25. Oii..

    Vim conhecer seu cantinho pelo destaque da Kaldinahs q é tudo de bom..rs Parabéns,Camilo..teu blog é tudo de lindo, as poesias são lindas..adorei tudo aqui..o tempalte, a música, a poesia dos amigos..tenha um ótimo findi, fique na paz de Deus..aceite meu award /c todo carinho..se quiser, claro..beeijos

    ResponderEliminar
  26. E ganhou muito bem o prémio sim senhor. Abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  27. PARABÉNS!...
    Muito bem atribuído.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  28. Olá Alma de Poeta!
    Espero que as entradas em 2006 tenham sido boas!
    Já há algumas semanas que não passava pelo teu cantinho porque a disponibilidade não tem sido muita mas já fiz questão de pôr as leituras em dia.
    O blog continua com bastante qualidade literária!
    Continua com o bom trabalho!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  29. ...parabénsssss(mesmo atrasados) pelo destaque do teu blog...continua...


    jinhosssssss.

    ResponderEliminar
  30. MUITO BOM OS POEMAS , OBG TAVA PRECISANDO ... ERA PRA UM TRABALHO VLLW
    :)

    ResponderEliminar
  31. DOREI OS POEMAS CUREGA VALEU MEMO

    ResponderEliminar
  32. Não é gracinha para os "amigos do Face..", mas parece.Não parece?

    ResponderEliminar
  33. Obrigado pela publicação deste poema de Camilo,que aprendi pêlos meus 5 anos e ainda sei recita-lo.E já ando pêlos 84.

    ResponderEliminar
  34. Blog excelente.Não há nada para acrescentar,apenas dar os parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"PERDIDAMENTE" Florbela Espanca

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Áquem e de Além Dor! É ter de mil desejos o esplendor E não saber sequer que se deseja! É ter cá dentro um astro que flameja, É ter garras e asas de condor! É ter fome, é ter sede de Infinito! Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim... É condensar o mundo num só grito! E é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dizê-lo cantando a toda a gente!

" SANTA MARIA "
poema de * BEATRIZ BRAGA *

Ilha de S.Maria - Açores

Santa Maria, barco meu, que no oceano flutua. E nós, eu e tu à deriva, sem destino vamos como que a dar sentido, à minha sina... à tua ... És tudo p'ra mim, és a flor, és estrela, és jardim ... És sol, és lua, És meu lar, minha terra, meu mundo, minha vida, minha rua. Mas tu barco meu continuarás tua viagem, enquanto eu em breve te deixarei, pois sou uma simples tripulante, que por cá está de passagem. Mas o que importa, eu grito, grito-o com alegria: Sou filha tua, filha de Santa Maria, desse barco que flutua ! ... Autoria de : BEATRIZ BRAGA do Livro: " Musas da Minha Terra " de Adriano Ferreira

CERTEZAS de Adriana Brito

Não quero alguém que morra de amor por mim... Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando. Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo, quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade. Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim... Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível... E que esse momento será inesquecível... Só quero que meu sentimento seja valorizado. Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor. Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém...e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto. Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, n