22 de janeiro de 2005

JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO * Amargo Anseio * do Livro " Noite de Alma " Publicado em 1964

O meu Agradecimento ao filho do Poeta " LOPES DE ARAÚJO ",que amávelmente me ofereceu alguns livros, edições esgotadas, e que reconhecidamente aqui agradeço.

O poema abaixo , foi publicado no seu primeiro livro " NOITE DE ALMA " no ano de 1964.

O Poeta José Maria Lopes de Araújo, completaria no próximo dia 25 de Janeiro o seu 86º. aniversário.

Tratando-se de uma pessoa a quem dedico enorme admiração, tanto como poeta como pela obra feita em vida , em prol dos desfavorecidos meus conterrâneos ,tendo desenvolvido um meritório trabalho na " Sopa do Pobre " ,tal como o efectuado na área da Cultura, da Poesia entre outros.

Foi enorme a sua dedicação a esta ilha à qual dedicou uma importante parte da sua vida tendo-lhe chamado " A MINHA TERRA ADOPTIVA ".

Lembro do excelente Professor que foi.

Na área da cultura, levou à cena algumas importantes peças de Teatro Revista músicado , da quais destaco " ESTÁS-TE CONSOLANDO" por neste ano que decorre, se comemorar o seu 50º aniversário.

Na Estação de Rádio desta Ilha " Clube Asas do Atlântico " local onde colaborei, e onde o Poeta deu o seu valioso contributo, tanto como Administrador bem como animador Cultural nos " Diálogos Radiofónicos ", foram muitas as vezes que me deliciei a ouvir as bobines gravadas com as peças de Teatro Revista representadas na nossa velha casa de Cinema do Aeroporto de S.Maria, bem como o "Teatro Radiofónico " bem ao estilo dos Parodiantes de Lisboa, entre outras variantes.

Espero que a Estação Emissora do Clube Asas do Atlântico, volte de novo a nos presentear agora, altura do aniversário do Poeta, e ao mesmo tempo pela comemoração do 50º. aniversário da Peça de Revista " ESTAS-TE CONSOLANDO " com a emissão radiofónica dessas gravações.

O Poeta JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO a tudo se entregou com grande paixão pela minha ilha e pelos Marienses.


Por todos os momentos de prazer que me proporciona ao ler os seus poemas, pelos momentos inesquecíveis que passei ouvindo os seus " Diálogos " e pela saudade que deixou em todos nós ilhéus da ilha de S.Maria- AÇORES , aqui deixarei diáriamente alguns poemas, numa modesta lembrança de aniversário ao Humanista, Poeta , Animador Cultural e Professor JOSÉ MARIA LOPES DE ARAÚJO.

Fica a saudade e a eterna lembrança.

Isabel

***************************


AMARGO ANSEIO


É meu talvez ... Quem sabe se é o meu,
O amor que tu na terra procuraste?
O sonho doce e lindo que sonhaste,
Na vida que a tua alma não viveu?


Trarei em mim o vento que varreu
As brancas ilusões que alimentaste?
Sei lá ... mulher, se sou quem desejaste...
Quem sabe, amor, quem sabe se sou eu?


Almas irmãs na negra desventura,
Vivendo a mesma noite, longa, escura,
Trilhando a mesma senda de poetas ! ...


Quem olha a nossa dor ? Quem compreende
Este amargor que o mundo não entende,
Constante anseio de intangíveis metas?! ...



José Maria Lopes de Araújo
" NOITE DE ALMA "

2 comentários:

  1. Através deste teu trabalho, amiga, tive o privilégio de conhecer alguns excertos da obra do Poeta LOPES DE ARAÚJO. Permite que me associe à tua homenagem e aceita o meu abraço de admiração pela tua sensibilidade.
    João Vítor

    ResponderEliminar
  2. Deixo aqui também registada a minha profunda admiração por esse Homem de alma imensa ..
    Um beijo grande
    Desejo de um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar