11 de março de 2006

Vinicius de Moraes " Para Viver um Grande Amor "

Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso - para viver um grande amor.


Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... - não tem nenhum valor.


Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro - seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada - para viver um grande amor.


Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.


Para viver um grande amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fieldade - para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.


Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô - para viver um grande amor.


Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito - peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.


É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista - muito mais, muito mais que na modista! - para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...


Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs - comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica, e gostosa, farofinha, para o seu grande amor?


Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto - pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente - e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia - para viver um grande amor.


É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que - que não quer nada com o amor.


Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva escura e desvairada não se souber achar a bem-amada - para viver um grande amor.

11 comentários:

  1. As ausências acontecem, porquê? Não deve haver explicações para o facto e sem dar por isso entrei e te reencontrei. É sempre gostoso entrar e ler-te, porque tens momentos que nos ofereces de muita símbologia, eu adoro ler-te.
    O dia da Mulher é todos os dias, não me vou referir ao dia 8 mas sim ao dia da mulher nos 365 dias do ano. Aí, nesses dias eu digo do coração, bem hajam por existirem e por me darem a oportunidade de vos admirar e amar com amizade.
    Quando puderes lê o post do dia 9-03-06 no http://zezinhomota.blogs.sapo.pt dirigido a alguém especial.
    Bom domingo.
    Fica bem e sê feliz.
    Bjnhs do
    ZezinhoMota

    ResponderEliminar
  2. para viver um grande amor e preciso subbretudo compreensao.
    visita este site:
    www.geocities.com

    ResponderEliminar
  3. Gostei da escolha!

    Ja´tinha saudades de aqui vir!

    Um resto de Domingo cheio de Paz
    Jinho
    BShell

    ResponderEliminar
  4. Muito bonito. Gostei imenso! Beijo e boa semana. *****

    ResponderEliminar
  5. Para se viver um grande amor, é preciso antes de tudo aprender a viver...

    Vinícius é eterno!!!

    Bella escolha, Alma!

    Adorei... Beijo

    ResponderEliminar
  6. Para se viver um grande amor, basta amar o proximo como a si mesmo e Recordar o que é bom de recordar ;P Boa semana e mts beijinhus

    ResponderEliminar
  7. Um bom dia….de trabalho,
    BShell

    ResponderEliminar
  8. Para viver um grande amor é preciso amar sem sofrer... :o)
    Amo Vinícius... sempre!
    Beijos para ti, minha linda!

    ResponderEliminar
  9. Como diriam os brasileiros. Grande Vinicius. gosto muito. Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Amor de um ser por outro significa simplesmente que duas solidões se aproximam, reconhecem e protegem e confortam uma á outra...
    (Conforto e Apoio de Han Suyin)
    Adoro andar á chuva...nunca me molho, uso teu amor como um guarda--chuva.
    E já W. Shakespeare dizia:
    "O amor conforta como o brilho do Sol depois da chuva".

    ResponderEliminar
  11. numa noite sozinha, encontrar esse espeço é quase a emoção de um grande encontro.

    ResponderEliminar