Avançar para o conteúdo principal

Florbela Espanca "AMAR"

Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente...
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar



Florbela Espanca

Comentários

  1. Amar perdidamente...porque não? Hoje, amanhã...não sabemos quando "o(a)" encontrar, mas aí...é tempo de amar. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Lindo soneto... Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. lindo poema...o amor enche o nosso coraçao de felecidade.esperamos a sua vesita pelo nosso refugio!bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Um dos poemas mais belos de Florbela Espanca, com uma imagem belíssima a ilustrar!

    Um bom fim de semana ;-)

    ResponderEliminar
  5. Curiosidade..isso me trouxe aqui.
    Não me arrependo.
    Volto.
    Um espaço tão rico e encantador.
    Tão cheio de palavras mas sobretudo de sentimentos...
    Alma de poeta...quem não sabe o que é está perdido!

    ResponderEliminar
  6. Lindissimo poema!Florbela Espanca e o seu "amar perdidamente".Quem não ama assim não ama ninguém.Encantadora imagem que com o poema fazem uma combinação impar. Cumprimentos. Arte por um canudo 2

    ResponderEliminar
  7. Nunca é demais reler Florbela...
    Parabéns pelas escolhas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. É dos poemas que mais gosto. Obrigada por me fazeres relembrar dele.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. è lindo este poema de Florbela Espanca, é um dos que mais gosto!!A imagem também é linda!!Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  10. sempre bela. sempre bela.

    ResponderEliminar
  11. Venha lêr PABLO NERUDA.
    Olá! DOCES AROMAS deixam cheiro a mangerico neste teu cantinho. Vem tomar 1 cafézinho, na esplanada. BJKS.

    ResponderEliminar
  12. Escolhes sempre belissimos poemas, que eu adoro.
    tem uma boa semana :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Um dos meus preferidos de Florbela. O último terceto podia ser bem o meu lema de vida. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  14. Este poema quem me apresentou foi um português que roubou meu coração
    E sempre que o leio lembro dele
    E posso dizer eu amei perdidamente
    Adoro Florbela!!
    e amo meu português JORGE

    ResponderEliminar
  15. Encontrar seu blog e este poema de florbela, que estava procurando na web foi um tormento abençoado. Ofereço prá você um poema que fiz, e o que flobela fez comigo.

    Flor Bela

    Eu estava perdido
    sem rumo
    sem destino
    sem direção
    minha bússola interior estava
    enlouquecida
    mei girassol aluarado
    conheci flor bela
    nunca mais me encontrei.

    Lobo solitário
    poeta alucinado
    repleto de versos mórbidos
    poemas tristes
    embriagado de paixão
    tresloucado pela poesia
    nascida do coração lusitano
    alma da conceição.

    Oh! Vida não estanca
    meu coração luso difuso
    lunático confuso
    sem fuso alucinado
    espanca meu verso
    crisântemos meu amor
    ultravioleta no meu ser
    violetas no jardim
    rosas jasmim margaridas
    Florbela está em mim.

    Luiz Alfredo
    poeta

    Poema publicado no Concurso de Poesia Patativa do Assaré:
    Poemas do Intervalo – Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará – ADUFC. Biênio 2005/2007. Fortaleza – CE. 2007,
    p.32.

    ResponderEliminar
  16. Alguém me sabe dizer de que ano é este poema?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

"PERDIDAMENTE" Florbela Espanca

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior Do que os homens! Morder como quem beija! É ser mendigo e dar como quem seja Rei do Reino de Áquem e de Além Dor! É ter de mil desejos o esplendor E não saber sequer que se deseja! É ter cá dentro um astro que flameja, É ter garras e asas de condor! É ter fome, é ter sede de Infinito! Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim... É condensar o mundo num só grito! E é amar-te, assim, perdidamente... É seres alma, e sangue, e vida em mim E dizê-lo cantando a toda a gente!

" SANTA MARIA "
poema de * BEATRIZ BRAGA *

Ilha de S.Maria - Açores

Santa Maria, barco meu, que no oceano flutua. E nós, eu e tu à deriva, sem destino vamos como que a dar sentido, à minha sina... à tua ... És tudo p'ra mim, és a flor, és estrela, és jardim ... És sol, és lua, És meu lar, minha terra, meu mundo, minha vida, minha rua. Mas tu barco meu continuarás tua viagem, enquanto eu em breve te deixarei, pois sou uma simples tripulante, que por cá está de passagem. Mas o que importa, eu grito, grito-o com alegria: Sou filha tua, filha de Santa Maria, desse barco que flutua ! ... Autoria de : BEATRIZ BRAGA do Livro: " Musas da Minha Terra " de Adriano Ferreira

CERTEZAS de Adriana Brito

Não quero alguém que morra de amor por mim... Só preciso de alguém que viva por mim, que queira estar junto de mim, me abraçando. Não exijo que esse alguém me ame como eu o amo, quero apenas que me ame, não me importando com que intensidade. Não tenho a pretensão de que todas as pessoas que gosto, gostem de mim... Nem que eu faça a falta que elas me fazem, o importante pra mim é saber que eu, em algum momento, fui insubstituível... E que esse momento será inesquecível... Só quero que meu sentimento seja valorizado. Quero sempre poder ter um sorriso estampando em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor. Quero poder fechar meus olhos e imaginar alguém...e poder ter a absoluta certeza de que esse alguém também pensa em mim quando fecha os olhos, que faço falta quando não estou por perto. Queria ter a certeza de que apesar de minhas renúncias e loucuras, alguém me valoriza pelo que sou, n